DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS D E ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA DA FASF: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE ENADE

Autores

  • Maria Marli Pereira ARAÚJO
  • Maria Helena Silva RABELO
  • Ângela OLIVEIRA

Resumo

Este estudo buscou analisar os determinantes de satisfação dos alunos dos cursos de Administração e Gestão Financeira da FASF, sob a perspectiva do Questionário do Estudante ENADE, que avalia questões relativas à Instituição e ao curso, além de infraestrutura e corpo docente. Para isso, realizou-se um levantamento de indicadores com os concluintes dos cursos e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o Questionário ENADE. Efetuou-se a análise média das respostas a fim de definir quais fatores seriam determinantes para a satisfação dos alunos de acordo com o construto Organização Didático-Pedagógica. Os resultados revelaram que a hipótese defendida pelas autoras de que a satisfação dos alunos dos Cursos de Administração e Gestão Financeira perpassa pelos indicadores propostos pelo Questionário ENADE que são: infraestrutura adequada, qualidade e rapidez na prestação do serviço e corpo docente qualificado. Porém, os índices de maior satisfação entre os cursos foram diferenciados visto que, para o Curso de Administração, o que mais impactou foi a possibilidade de participação em programas, projetos ou atividades de extensão universitária, inclusive relacionada ao estágio supervisionado, enquanto que os alunos de Gestão Financeira avaliaram com maior índice de satisfação a possibilidade de trabalho em equipe e a contribuição do curso no desenvolvimento da capacidade de aprender e a atualização permanente.

Referências

BRASIL, Ministério da educação, Censo da educação superior 2012: resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.

CHAVES, A. T. A.; SOUSA, C. V. Análise dos atributos de escolha de uma instituição de ensino superior: a visão dos alunos do terceiro ano integrado. Revista de Administração da FEAD – Minas, v. 3, n.1. p.55-69. Jun. 2006.

GOZZI, M. P.. Gestão da Qualidade em Bens e Serviços. 1.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. cap. 1, p. 3 -9.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. Marketing de Serviços. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. cap. 1, p. 25-26, 357-361.

KOTLER, P. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MALHOTRA, N. K.. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Cap. 3, p. 100-101, 180-182.

PEREIRA, B. de C. S., GIL. C. A Satisfação dos Alunos de Escolas de Administração. In: Anais do IX SEMEAD. Seminários em Administração FEA-USP. São Paulo, 2006.

PIRES, V. Ensino Superior e Neoliberalismo no Brasil: Um difícil combate. Educação e Sociedade. Campinas, Vol. 25. N. 86. . 263-268. Abril.2004.

SINAES. Sistema nacional de avaliação da educação superior. Ministério da educação. Comissão nacional de avaliação da educação superior <http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes>. Acesso em: 24 jul. 2015.

Publicado

2016-06-22