Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Acadêmica Conecta FASF publica artigos em duas áreas do conhecimento: 1) Ciências Sociais Aplicadas e 2) Ciências Biológicas e da Saúde.

2. A revista publica artigos em duas modalidades: 1) artigo original e 2) artigo de revisão.

3. O artigo submetido deve ser inédito e destinado exclusivamente à Revista Acadêmica Conecta FASF.

4. O artigo deve obedecer às diretrizes do “Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq”.

Formatação Geral

Artigos das duas modalidades (original e revisão) devem seguir as seguintes instruções:

Formato de arquivo: o artigo deve ser submetido em formato Microsoft Word ou em formatos compatíveis a este.

Fonte: todo o texto deve ser redigido com fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto notas de rodapé, citações longas e legendas de figuras, as quais devem ter tamanho 10).

Alinhamento: todo o texto deve estar justificado.

Margens: as páginas do documento devem ter margens superior e esquerda com 3cm e margens inferior e direita com 2cm.

Paginação: todas as páginas do artigo devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos na margem direita superior, a partir da primeira página (número 1).

Espaçamento entre linhas: todo o artigo deve ser redigido com espaçamento entre linhas “1,5 linhas”, exceto notas de rodapé e citações longas, as quais devem ter espaçamento simples.

Parágrafos: todo parágrafo deve iniciar com recuo de primeira linha equivalente a 1,25cm. Não deve haver uma linha de espaço entre parágrafos.

Limite de páginas: artigos originais e artigos de revisão devem ter de dez a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, tabelas, quadros, figuras e referências.

Siglas e abreviaturas: ao aparecerem pela primeira vez devem ser colocadas entre parênteses após definição por extenso.

Especificações da Formatação

Título: o título deve ser objetivo, conciso, claro, informativo e redigido em negrito.

Identificação dos autores: o artigo não deve conter o nome dos autores, visto que a avaliação por pares é realizada através do processo duplo-cego. O nome dos autores e de suas respectivas instituições e departamentos serão informados no processo de submissão via plataforma SEER. 

Resumo e abstract: nos artigos originais e de revisão, tanto o resumo quanto o abstract (resumo em inglês) devem ser redigidos em parágrafo único, com no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Resumo e abstract de notas científicas devem ser redigidos em parágrafo único, com no mínimo 50 e no máximo 150 palavras.

Palavras-chave: o artigo deve conter de quatro a cinco palavras-chave, as quais devem ser distintas de palavras do título. As palavras-chave devem estar na segunda linha após o resumo, separadas por vírgula.

Keywords: o artigo deve conter de quatro a cinco keywords. Keywords devem estar na segunda linha após o abstract, separadas por vírgula.

Introdução:  independentemente da modalidade do artigo (original, revisão ou nota) ou da área de conhecimento, a introdução deve conter breve revisão do tema, justificativa e objetivos.

Desenvolvimento: deve conter materiais e métodos empregados no estudo, resultados obtidos e discussão dos resultados. 

Materiais e Métodos: deve conter um detalhamento das coletas e análises de dados.

Resultados: os resultados obtidos no estudo devem ser apresentados em uma sequência lógica. Podem incluir tabelas, quadros e figuras.

Discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos e confrontados com a literatura.

Conclusão: devem ser apresentadas, de forma clara e concisa, as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses do trabalho, bem como as deduções lógicas, fundamentadas no texto e decorrentes da pesquisa, incluindo o ponto de vista do autor.

Agradecimentos: devem ser mencionadas pessoas que deram contribuições que justificam agradecimentos, mas não autoria, e fontes de financiamento e apoio de uma forma geral.

Referências Bibliográficas: As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética e com uma linha de espaço entre si.

•             Artigos

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e administração, v. 3, n. 2, p. 15-32, set. 1997.

LOPES, F.; MERTEN. G.H.; MIELNICZUK, J.; TORNQUIST, C.G.; OLIVEIRA, E.S. 2008. Simulação da dinâmica do carbono do solo numa microbacia rural pelo modelo Century. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 6, p. 745-753.

•             Livros

GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niteroi: EdUFF, 1998. 137p.

•             Publicação em meio eletrônico

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seleção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/ brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

Citações textuais: As citações devem seguir o sistema autor-data.

•             Citações diretas

Quando apresentar transcrição textual de parte da obra de um autor consultado tal qual encontrado. Nas citações diretas, deve ser especificado a data (ano de publicação da obra), separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo que o(s) caracteriza, seguida de forma abreviada a(s) página(s), tomo(s), ou seção(ões) da fonte de consulta.

As citações diretas, no texto, de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas (“...”). Exemplo:

A estratégia, segundo Rodrigues (2003, p. 29), é um padrão ou plano que integra “As maiores metas de uma organização, suas políticas e suas sequências de ação, de uma forma coesiva (...)”

As citações diretas com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10 e sem as aspas, em parágrafo próprio e espaçamento simples, justificado.

•             Citações indiretas

Quando apresentada pelas próprias palavras do consultor, de acordo com as ideias do autor da obra consultada. Neste tipo de citação, a indicação da(s) página(s) é opcional. Exemplo:

De uma forma mais simples, Stoner e Freeman (1995) descrevem que a estratégia ...

Dois autores: Silva e Amaral (1993) ou (Silva; Amaral, 1993)

Três autores: Almeida, Soares e Costa (2001) ou (Almeida; Soares; Costa, 2001)

Mais de três autores: Rodrigues et al., (1999) ou (Rodrigues et al., 1999)

 

Tabelas, quadros e figuras: podem ser coloridas ou em preto e branco, desde que estejam em alta resolução (mínimo 300 dpi). Devem ser numeradas, possuir legenda, indicação de sua localização no texto e devem ser ncluídas no próprio texto, e não em arquivos suplementares.

Conteúdo e sequência

Artigo original em Ciências Sociais Aplicadas:  o artigo original em Ciências Sociais Aplicadas deve conter, sequencialmente, as seguintes partes: 1) título, 2) resumo e palavras-chave, 3) abstract e keywords, 4) introdução, 5) desenvolvimento, 6) conclusão, 7) agradecimentos e 8) referências bibliográficas. O item “desenvolvimento” e “conclusão” pode ser substituído pelos itens “materiais e métodos”, “resultados” e “discussão”. Os itens "resultados" e "discussão" poderão ser agrupados. A inserção de um item "Referencial teórico" após a "introdução" será facultativa e avaliada caso a caso pela Corpo Editorial da revista.  

Artigo original em Ciências Biológicas e da Saúde: o artigo original em Ciências Biológicas e da Saúde deve conter, sequencialmente, as seguintes partes: 1) título, 2) resumo e palavras-chave, 3) abstract e keywords, 4) introdução, 5) materiais e métodos, 6) resultados, 7) discussão, 8) agradecimentos e 9) referências bibliográficas. Os itens “resultados” e “discussão” poderão ser agrupados em tópico único.

Artigo de revisão em Ciências Sociais Aplicadas: o artigo de revisão em Ciências Sociais Aplicadas deve conter, sequencialmente, as seguintes partes: 1) título, 2) resumo e palavras-chave, 3) abstract e keywords, 4) introdução, 5) desenvolvimento, 6) conclusão, 7) agradecimentos e 8) referências bibliográficas.

Artigo de revisão em Ciências Biológicas e da Saúde: o artigo de revisão em Ciências Biológicas e da Saúde deve conter, sequencialmente, as seguintes partes: 1) título, 2) resumo e palavras-chave, 3) abstract e keywords, 4) introdução, 5) desenvolvimento, 6) conclusão, 7) agradecimentos e 8) referências bibliográficas.

 

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