A INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NA FASE DE AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

Autores

  • Priscila Alves SOARES
  • Maria Helena Silva RABELO

Resumo

Este estudo aborda o tema influência das embalagens na fase de avaliação de alternativas do processo de decisão de compra dos consumidores, tendo o objetivo de analisar como as embalagens influenciam os consumidores de um varejo de supermercado no município de Lagoa da Prata – MG.  Tem por finalidade pesquisar, sob o ponto de vista do varejista, os tipos de embalagens que mais chamam a atenção dos consumidores e caracterizar o perfil dos mesmos, verificando os aspectos que eles julgam serem mais importantes e identificando as suas necessidades que não são atendidas pelas embalagens. Foram realizadas pesquisas quantitativa e qualitativa, sendo 125 questionários e uma entrevista com o Gestor da empresa. Os resultados foram: as embalagens que mais chamam à atenção são aquelas que possuem uma boa aparência, higiene, tamanhos e formas variadas, são práticas, funcionais, firmes, resistentes, contêm informações necessárias para o consumidor e estão bem localizadas no ponto de venda. Quanto ao perfil dos clientes, as mulheres preferem tonalidades fortes e os homens não têm preferência. Os clientes julgam serem mais importantes as embalagens mais seguras, práticas e funcionais que conservem o produto e contenham informações suficientes. Quanto às necessidades não supridas dos consumidores estão ligadas à falta de informação de como utilizar o produto. Portanto, conclui-se que as embalagens influenciam através dos seus aspectos funcionais e estéticos e também da sua exposição no ponto de venda. Sendo assim, são importantes porque são capazes de agregar valor ao produto, influenciando na qualidade percebida e interferindo na avaliação de alternativas entre os produtos.

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Publicado

2016-06-22