A INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NA FASE DE AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

Authors

  • Priscila Alves SOARES
  • Maria Helena Silva RABELO

Abstract

Este estudo aborda o tema influência das embalagens na fase de avaliação de alternativas do processo de decisão de compra dos consumidores, tendo o objetivo de analisar como as embalagens influenciam os consumidores de um varejo de supermercado no município de Lagoa da Prata – MG.  Tem por finalidade pesquisar, sob o ponto de vista do varejista, os tipos de embalagens que mais chamam a atenção dos consumidores e caracterizar o perfil dos mesmos, verificando os aspectos que eles julgam serem mais importantes e identificando as suas necessidades que não são atendidas pelas embalagens. Foram realizadas pesquisas quantitativa e qualitativa, sendo 125 questionários e uma entrevista com o Gestor da empresa. Os resultados foram: as embalagens que mais chamam à atenção são aquelas que possuem uma boa aparência, higiene, tamanhos e formas variadas, são práticas, funcionais, firmes, resistentes, contêm informações necessárias para o consumidor e estão bem localizadas no ponto de venda. Quanto ao perfil dos clientes, as mulheres preferem tonalidades fortes e os homens não têm preferência. Os clientes julgam serem mais importantes as embalagens mais seguras, práticas e funcionais que conservem o produto e contenham informações suficientes. Quanto às necessidades não supridas dos consumidores estão ligadas à falta de informação de como utilizar o produto. Portanto, conclui-se que as embalagens influenciam através dos seus aspectos funcionais e estéticos e também da sua exposição no ponto de venda. Sendo assim, são importantes porque são capazes de agregar valor ao produto, influenciando na qualidade percebida e interferindo na avaliação de alternativas entre os produtos.

References

BERTUCCI, J. L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. 1. ed. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2011.

BLESSA, R. Merchandising no ponto de venda. 4. ed. 10. reimp. São Paulo: Atlas, 2014.

CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução de Cecília C. Bartalotti (Capítulos 1 a 15), Cid Knipel Moreira (Capítulos 16 ao final). 2. reimp. São Paulo: Saraiva, 2010.

COBRA, M. Administração de Marketing. 2. ed. 7. reimp. São Paulo: Atlas, 2011.

CROCCO, L. et al. Decisões de Marketing: os 4 Ps. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.

FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. Tradução de All Tasks, Marleine Cohen. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

FONSECA, J. S. da; MARTINS, G. A. de. Curso de estatística. 6. ed. 13. reimp. São Paulo: Atlas, 2010.

GOBE, et. al. Gerência de produtos. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

GURGEL, F. A, do; Administração da embalagem. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KELLER, K; MACHADO, M. Gestão estratégica de marcas. Tradução de Arlete Simille Marques. 12. reimp. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788581439532/pages/-16>. Acesso em: 19. Out. 2015.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. 5. ed. 9. reimp. São Paulo: Atlas, 2011.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Tradução de Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543004471>. Acesso em: 18 out. 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K. L.; Administração de Marketing. Tradução de Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes e Cláudia Freire. 12. ed. 5. reimp. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788581430003>. Acesso em: 18 set. 2015.

MESTRINER, F. Gestão estratégica de Embalagem. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

NEGRÃO, C.; CAMARGO, E. Design de embalagem: do Marketing à produção. São Paulo: Novatec Editora, 2012.

YANAZE, M. Gestão de Marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. rev. amp. São Paulo: Saraiva, 2011.

Published

2016-06-22