MARKETING E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE: estudo de caso em uma Cooperativa Agropecuária

Autores

  • Maria Helena da Silva RABELO
  • Marcus Vinicius SANTOS

Resumo

As empresas buscam o sucesso, portanto precisam estar sempre atentas as necessidades dos consumidores, pois eles são os principais agentes que podem levar a organização ao sucesso. Para isso a empresa precisa ter uma administração com foco no cliente, utilizando as ferramentas do marketing, tendo qualidade no atendimento, qualidade no produto e qualidade em seus serviços. Baseando-se nesses fatores, este trabalho visa compreender através de pesquisa bibliográfica sobre os fatores que levam a satisfação dos clientes em relação a produtos/serviços oferecidos por uma Cooperativa Agropecuária situada no Centro Oeste Mineiro. Para alcançar os resultados foi realizada uma pesquisa, de natureza qualitativa, utilizando de dados secundários e totalmente bibliográficos. Após a análise dos dados foi possível observar que a satisfação do cliente é fator essencial na busca de excelência e lucratividade de qualquer empresa que buscar sucesso em um mercado competitivo como se encontra no momento. Enfim, conclui-se que a pesquisa possibilitou maiores informações acerca dos fatores que são levados em consideração pelo cliente e o que é necessário para a sua satisfação.

Referências

ALVES, Elizeu Barroso. Marketing de relacionamento: como construir e manter relacionamentos lucrativos?. Curitiba: InterSaberes, 2014. Acesso em 03/11/2017

ARANTES, Elaine Cristina. Marketing de serviços: Curitiba: InterSaberes (Série Marketing Ponto a Ponto), 2012. Acesso em 11/10/2017

ARANTES, Elaine Cristina. RODERMEL Pedro Monir. Marketing e Finanças. Curitiba; InterSaberes, 2013. Acesso em 18/11/2017

INÁ, Barreto Futino. Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. Acesso em 11/10/2017 CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. São Paulo: Atlas, 2012. Acesso em 08/11/2017 CHURCHILL,G. A. Jr.; PETER, J, P.Marketing: criando valor para os clientes.2 ed. 2- reimp. São Paulo: Saraiva 2010. COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2 ed. 7. reimp. São Paulo: Atlas, 2011. ok

CHIAVENATO, Idalberto .Gestão de vendas: uma abordagem introdutótria: transformando o profissional de vendas em um gestor de vendas, Barueri-SP, 2014. . Acesso em 08/11/2017

GARRETH, Águida Ferraz Rocha.Planejamento e Gestão Estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Acesso em 03/11/2017 OK

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A.,2010. Acesso em 19/11/17

KOTLER, P; ARMSTRONG, G.Princípios de marketing. 12 ed. 5ª reimp. São Paulo: Pearson Prentice e Hall, 2011.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. Revisão técnica Edson Crescitelli, 14ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Acesso em 31/10/2017

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Admistração de marketing. São Paulo; Pearson Education do Brasil, 2012. Acesso em 18/11/2017

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Hall, 2011. Acesso em 31/10/2017

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane.Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços.5 ed. 3 reimp. São Paulo: Atlas, 2010. 22/02/18 OLIVEIRA, Braulio. Gestão de marketing. São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2012.

PAIXÃO, Márcia Valéria. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba; InterSaberes, 2012. Acesso em 13/11/2017

PAIXÃO, Márcia Valéria. Inovação em produtos e serviços. Curitiba: InterSaberes, 2014. Acesso em 13/11/2017

PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia de pesquisa cientifica. Curitiba: InterSaberes, 2016. Acesso em 03/11/2017

SCHIMAINSKI, Adriane dos Santos.Marketing de relacionamento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Acesso em 18/11/2017

Publicado

2018-06-18