COMO A LIDERANÇA INFLUENCIA NO DESEMPENHO DOS COLABORADORES
Resumo
Este artigo científico teve como objetivo geral verificar como a liderança influência o desempenho dos colaboradores, tendo ainda a compreeensão dos estilos de liderança predominante. Em um mercado cada vez competitivo, no qual os objetivos organizacionais necessitam serem concluídos com menos gasto de tempo e com qualidade, a liderança vem assumir um papel de suma importância dentro da organização, e os liderados necessitam ter o seu desempenho monitorado, de modo que os objetivos organizacionais não sejam comprometidos. Para a pesquisa foi realizada uma fundamentação teórica, a partir de uma pesquisa bibliográfica e periódicos (teses e dissertações) que forneceu embasamento para a compreensão da temática liderança e desempenho e a relação das mesmas dentro das organizações. Com o tratamento dos dados e as devidas discussões da temática foi possível compreender a mútua relação entre liderança, comportamento organizacional e desempenho, no qual pode se comprovar que para que se tenha o desempenho maximizado necessita-se se ter a compreensão do comportamento, e ainda a adequação da liderança, no qual o estilo de liderança a ser adotado será de acordo com a situação.Referências
BANOV, Maria Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BLANCHARD, K. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BERGAMINI, Cecília Whitcker. Liderança: Administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
BERGAMINI, Cecília Whitcker. Psicologia aplicada a administração de empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005
.
BERGAMINI, Cecília Whitcker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo:Atlas,1988.
BITENCOURT, Claudia e Colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciamento com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. 9. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel do Rh nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.
CORRÊA, Henrique Luiz; CORRÊA, Carlos Alberto. Administração da Produção e Operação. São Paulo: Atlas, 2004.
DAFT, Richard L. Administração. Tradução Harue Ohara Auritcher. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa. São Paulo: Atlas, 2004.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências, e perspectivas. 1. ed.10. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2012.
ESCORSIN, Ana Paula; WALGIR, Carolina. Liderança e desenvolvimento de equipes. Curitiba: Intersaberes, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoques nos papéis profissionais. 1. ed. 11.reimpressão. São Paulo: Atlas, 2011.
JOHANN, Silvio. Comportamento Organizacional: teoria e prática. 1.ed. São Paulo:Saraiva, 2013.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia cietifica: teoria da ciência e iniciação da pesquisa. 34. ed. Petrópolis,RJ:Vozes, 2015.
LÉLIS, Eliancy Cavalcanti. Administração da Produção. São Paulo: Person Education Brazil, 2012.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada a Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NEWSTROM, Jonh W. Comportamento organizacional o comportamento humano no trabalho. Tradução: Juan Pedro Ferreira Santos. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
PIEDADE, Adrian Guido Silva. A influência da liderança no desempenho de atendentes de Contact Centeres: o caso contax. Salvador: UFBA, 2011.
Disponível em: www.repositório.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/7686/1/55.pdf Acesso: 12. nov. 17.
RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de Pessoas. 6. Reimpressão. Saraiva. 2010.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Tradução: Reynaldo Marcondes. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkt. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianopolis: UFSC, 2005.
SINK, D. Scot; TUTTE Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Rio de Janeiro: Pioneira, 1993.
VEDOVELLO, J. G. A influência da liderança no clima organizacional das micro e
pequenas empresas da região metropolitana de campinas. 2012. 107 p. Dissertação
(Mestrado) – Campo Limpo Paulista 2012. Disponível em:
<http://www.faccamp.br/madm/Documentos/producao_discente/2012/09setembro/JoaoGilber
toVedovello/dissertacao.pdf> Acesso em: 11 nov.2017.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.