MARKETING DIGITAL E AS FERRAMENTAS PARA ATRAIR O CONSUMIDOR DO SÉCULO XXI DIGITAL MARKETING AND THE TOOLS TO ATTRACT THE CONSUMER OF THE CENTURY XXI
Resumo
A Era Digital, as facilidades proporcionadas pelo uso da internet, a mudança nos hábitos e no comportamento de consumo das pessoas fizeram com que as empresas enxergassem no marketing digital um canal de comunicação de extrema relevância. O marketing digital surge com um novo olhar sobre o marketing tradicional, com novas ferramentas e novas formas de atrair o novo consumidor. Este estudo teve por objetivo identificar as principais ferramentas que atrai o consumidor. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados disponíveis em repositórios e na biblioteca virtual da Unisa. Conclui-se que o uso das ferramentas do marketing digital pode ser vantajoso para as empresas, já que no ambiente online o custo é reduzido e as facilidades de avaliação e interação com o cliente aumentam as chances de fidelização. Devido ao crescente uso da internet, há cada vez mais pessoas conectadas no mundo todo, por isso, para se ter sucesso com o marketing digital é necessário conhecer o público alvo, interagir com ele, oferecer conteúdos interessantes, ser transparente, buscá-lo através de campanhas integradas com várias mídias, oferecer serviços que venham suprir suas necessidades e o satisfaça criando relacionamentos duradouros.Referências
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. Tradução de Roberta Schneider. São Paulo: Cengage Learning, 2009. p.142.
COSTA, Gilberto Cézar Gutierrez da. Negócios eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. [livro eletrônico]. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013. Cap. 11, p. 194.
DEITEL, H. M; DEITEL, P. J; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. Cap. 4, p. 159. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788534613736/pages/_1>. Acesso 05 agosto 2017.
FERREIRA JUNIOR, Achiles; AZEVEDO, Ney. Marketing Digital: uma análise do mercado 3.0 [livro eletrônico]. 1.ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. Cap. 1, p. 27; 52; 53. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544302170/pages/-2>. Acesso em: 20 julho 2017.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. 9. reimp. São Paulo: Atlas, 2011. Cap. 21, p. 681.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Tradução de Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Cap. 17, p. 431; 436; 437; 438; 439; 442; 444. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543004471/pages/-22>. Acesso em: 20 julho 2017.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. Tradução Sabrina Cairo. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. Cap. 11, p. 224; cap. 13, p. 282; 283. Cap. 17, p. 348; 349; 350. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576059820/pages/-16>. Acesso em: 05 agosto 2017.
OGDEN, James R; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing: conceitos, técnicas e práticas [livro eletrônico]. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Cap. 8, p. 100; 101; 103. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576051404/pages/_1>. Acesso 14 julho 2017.
SALESFORCE. Infográfico: conheça o consumidor do século XXI. Disponível em: <http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2016/09/15/infografico-conheca-o-consumidor-do-seculo-xxi.html>. Acesso 01 Setembro 2017.
STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-Marketing. 6 ed. São Paulo: Pearson, 2012. Cap. 6, p. 104. Cap. 11, p. 218. Disponível em:
<http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576059561/pages/_11> Acesso 26 Agosto 2017.
TOTTI, Flaviana (Org). Marketing eletrônico e internacional. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. Cap. 1, p. 3; 14; 15; 16; 17; 18. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543017860/pages/-9>. Acesso 10 julho 2017.
TURBAN, E; KING, D. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. Cap. 4, p. 116. Disponível em: <http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788587918093/pages/_1>. Acesso 05 agosto 2017.