USO DE MEDICAMENTOS PARA PERDA DE PESO POR UNIVERSITÁRIOS DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE BOM DESPACHO

Grazielle de Fátima Pinto RODRIGUES, Gabriela Campos de Oliveira FILGUEIRA, Olimpio Pereira de Melo NETO

Resumo


A insatisfação corporal faz com que aumente a busca por soluções rápidas para a perda de  peso com a motivação de alcançar a imagem de um corpo perfeito. O resultado desta busca  leva a uma alimentação inadequada e a procura por medicamentos que auxiliam na redução de  peso. Estes dois aspectos contribuem para o desenvolvimento de algum tipo de transtorno do  comportamento alimentar, independentemente do nível de obesidade do indivíduo. O presente estudo avaliou o uso, conhecimento, efeitos adversos, aquisição de medicamentos para perda de peso e perfil de usuários em universitários ingressantes no primeiro semestre do ano de 2011 da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho. Os dados foram obtidos por  meio de questionários auto preenchíveis e de forma anônima. Foi encontrado 9,8% de  usuários de medicamentos para perda de peso, sendo a Sibutramina o fármaco mais usado. O  maior percentual encontrado foi de universitários com faixa etária de 18 a 20 anos, do sexo  feminino, solteiros. Este presente estudo se fez de grande importância, pois caracteriza o  perfil de usuários e mostra em quais pontos podem ser feitos trabalhos de orientação e  conscientização sobre o uso racional de medicamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLO, M,. I.La Mujer de hoy: riesgosenlabúsqueda de laimagen corporal perfeta.AnalesVenezolanos de Nutrición vol 18 n1, Caracas 2005.

BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n.º 344, de 12 de 270 maio de 1998. Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, 1998. Disponível em:

BRASILa. VISA. Vigilância Sanitária do estado de Santa Catarina. Sistema para monitorar produtos controlados é iniciativa modelo, 2007.

BRASILb. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Encontro discute propaganda e uso racional de medicamentos.Noticias ANVISA: Brasília, 9 de dezembro de 278 2005.

BRASILc. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 58, de 5 setembro de 2007. Dispõe sobre o aperfeiçoamento do controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas e dá outras providências.

BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Relatório Integrado sobre a 285 eficácia e segurança dos inibidores do apetite. 2011.

BRASIL. VISA. Vigilância Sanitária do estado de Santa Catarina. Sistema para monitorar produtos controlados é iniciativa modelo, 2007.

CARNEIRO M. F. G.; GUERRA JÚNIOR, A. A.; ACURCIO, F. A.Prescrição, dispensação e regulação do consumo de psicotrópicos medicamentos para perda de peso em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Caderno de Saúde Pública. vol 24 n 8, p.1763-1772, ago. Rio de Janeiro, 2008.

DOMÍNGUEZ, S. M.; RODRÍGUEZ, S.V. Características clínicas e tratamento dos transtornos do comportamento alimentar. In: CABALLO, V.E.; SIMÓN, M.A. Manual da Psicologia clínica infantil e do adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo, Editora Santos, 2005, cap. 9, p. 261-264.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2002-2003, 2004. Disponível em: . Acesso em 06 de Maio de 2011 às 16:15hs.

IMPRENSA NACIONAL. Diário Oficial da União. Resolução - RDC nº 52, de 6 de outubro de 2011. Dispõe sobre a proibição do uso das substâncias Anfepramona, Femproporex e Mazindol, seus sais e isômeros, bem como intermediários e medidas de controle da prescrição e dispensação de medicamentos que contenham a substância Sibutramina, seus sais e isômeros, bem como intermediários e dá outras providências. 2011.

MASSUIA. G. R; BRUNO. T. I. D; SILVA. V. L. Regime de emagrecimento X utilização de drogas. Pensamento Plural: Revista Científicado UNIFAE. vol 2, n.1, São João da Boa Vista, 2008.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e 317 saúde./Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília, 2003.

RUSSO, R. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, vol.5, n.6, jan./jun. 2005.

SILVA, M. C.; MELLA, E. A. C. Avaliação do uso de medicamentos para perda de peso por acadêmicas de uma instituição de ensino superior em Maringá, PR. Arq. Ciênc. 324 Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n 1, p. 43-50, jan./abr. 2008.

TOLEDO, O. R.; et al.Uso de medicamentos para perda de peso e índice de massa corporal em universitários do Vale do Araguaia (MT/GO), Amazônia Legal. Revista Brasileira de Clínica Médica. vol.8 n 6, p.480-5, nov-dez. São Paulo, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006