DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS D E ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA DA FASF: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE ENADE

Maria Marli Pereira ARAÚJO, Maria Helena Silva RABELO, Ângela OLIVEIRA

Resumo


Este estudo buscou analisar os determinantes de satisfação dos alunos dos cursos de Administração e Gestão Financeira da FASF, sob a perspectiva do Questionário do Estudante ENADE, que avalia questões relativas à Instituição e ao curso, além de infraestrutura e corpo docente. Para isso, realizou-se um levantamento de indicadores com os concluintes dos cursos e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o Questionário ENADE. Efetuou-se a análise média das respostas a fim de definir quais fatores seriam determinantes para a satisfação dos alunos de acordo com o construto Organização Didático-Pedagógica. Os resultados revelaram que a hipótese defendida pelas autoras de que a satisfação dos alunos dos Cursos de Administração e Gestão Financeira perpassa pelos indicadores propostos pelo Questionário ENADE que são: infraestrutura adequada, qualidade e rapidez na prestação do serviço e corpo docente qualificado. Porém, os índices de maior satisfação entre os cursos foram diferenciados visto que, para o Curso de Administração, o que mais impactou foi a possibilidade de participação em programas, projetos ou atividades de extensão universitária, inclusive relacionada ao estágio supervisionado, enquanto que os alunos de Gestão Financeira avaliaram com maior índice de satisfação a possibilidade de trabalho em equipe e a contribuição do curso no desenvolvimento da capacidade de aprender e a atualização permanente.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da educação, Censo da educação superior 2012: resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.

CHAVES, A. T. A.; SOUSA, C. V. Análise dos atributos de escolha de uma instituição de ensino superior: a visão dos alunos do terceiro ano integrado. Revista de Administração da FEAD – Minas, v. 3, n.1. p.55-69. Jun. 2006.

GOZZI, M. P.. Gestão da Qualidade em Bens e Serviços. 1.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. cap. 1, p. 3 -9.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. Marketing de Serviços. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. cap. 1, p. 25-26, 357-361.

KOTLER, P. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MALHOTRA, N. K.. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Cap. 3, p. 100-101, 180-182.

PEREIRA, B. de C. S., GIL. C. A Satisfação dos Alunos de Escolas de Administração. In: Anais do IX SEMEAD. Seminários em Administração FEA-USP. São Paulo, 2006.

PIRES, V. Ensino Superior e Neoliberalismo no Brasil: Um difícil combate. Educação e Sociedade. Campinas, Vol. 25. N. 86. . 263-268. Abril.2004.

SINAES. Sistema nacional de avaliação da educação superior. Ministério da educação. Comissão nacional de avaliação da educação superior . Acesso em: 24 jul. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006