Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Aletheia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Indicação de formatação dos trabalhos

Os trabalhos devem ser apresentados em Word for Windows, em folhas de papel A4 (297 x 210mm), numa única face e em espaçamento 1,5 justificado, com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm. Devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12 (doze). As páginas deverão ser numeradas no canto inferior à direita.

Os artigos podem apresentar resultados de trabalhos de investigação e/ ou de reflexão teórico-metodológica, com no mínimo 10 laudas e não ultrapassando 20 páginas.

Na primeira página do trabalho devem constar:

a) Título do capítulo e subtítulo (apresentar na língua do texto e em inglês, em caixa alta, Arial 14, negrito e centralizado);

b) Dados sobre o (s) autor (es) (nome do autor- em Arial 10, centralizado e negrito, com indicação em nota de rodapé do maior título universitário, a instituição a que pertence e endereço eletrônico que possa ser publicado) e, em arquivo separado, além desses dados completos, o endereço para correspondência e telefone para contato.

 

Resumo e abstract (Arial 12, espaçamento simples)

 

O resumo deve ser apresentado uma linha após o nome do autor, na língua do texto, e o abstract em língua inglesa. Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não ultrapassar 350 palavras.

 

Palavras-chave e keywords

 

Correspondem às palavras que identificam o conteúdo do trabalho. Em uma linha após o resumo, apresentar no máximo 5 palavras separadas por ponto (.) (na língua do texto e em inglês), que permitam a adequada indexação do trabalho.  Após duas linhas, iniciar o texto do trabalho.

 

 

Referências

 

Seguir as normas mais recentes da ABNT (NBR-6023/2018; NBR-10520/2002). Notas de rodapé e outras quebras do texto devem ser evitadas. Todavia, as notas que se fizerem necessárias serão realizadas em rodapé e suas remissões devem ser por números. Não incluir referências bibliográficas nas notas.

As citações deverão ser feitas no corpo do texto, quando citações indiretas ou diretas com até 3 linhas. O autor será citado entre parênteses, por meio do sobrenome em letras maiúsculas, separado por vírgula do ano de publicação e seguido por paginação, como, por exemplo: (SOUZA, 1997) ou (SOUZA, 1997, p. 33), ou incorporado ao parágrafo em minúsculo, como, por exemplo: Segundo Souza (1997).

As citações diretas com mais de 3 linhas serão apresentadas em parágrafo simples, digitados em fonte Arial, tamanho 10 e recuo de 4 centímetros. As citações de um mesmo autor de diferentes obras, publicadas no mesmo ano, serão diferenciadas por letras, de acordo com a entrada no texto. Exemplo: (GONÇALVES, 1996a); (GONÇALVES, 1996b). A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do (s) autor (es) dos trabalhos.

 

Exemplos de Referências:

 

Livros

 

SOBRENOME, Nome (abreviado ou não). Título da obra: subtítulo (se houver). 2.ed. Local: Editora, Ano. n.º páginas (série).

 

 

 

Livros com um autor

 

WACHOWICZ, Lilian A. O método dialético na didática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. 141p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

 

Livros com dois ou três autores

 

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

Livros com mais de três autores

 

SAVIANI, Dermeval, et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. 203p.

 

Livros de vários autores com um ou mais organizadores

 

DIAS, Tárcia Regina da Silveira. SCRIPTORI, Carmen Campoy (Org.). Sujeito e escola: estudos em Educação. Florianópolis: Insular, 2008. 248p.

 

Capítulos de livros

 

LACREU, Hector L. La importancia de las geociencias para la construccion de ciudadanía en el curriculo de la enseñanza básica. In: SICCA, Natalina Aparecida Laguna; COSTA, Alessandra David Moreir

FERNANDES, Silvia Aparecida Sousa (Org.) Processo curricular: diferentes dimensões. Florianópolis: Insular, 2009. p. 17-36.

 

Artigos de periódicos

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título da revista ou periódico, Local, volume, número, páginas iniciais e finais, mês ou meses, ano.

SOUZA-LEITE, Célia Regina Vieira. Freire, Buber e Bion: possíveis encontros. Plures – Humanidades, Ribeirão Preto, ano 9, n. 10, p. 83-99, jul./dez. 2008.

Artigos de periódicos eletrônicos

 

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, ano, paginação ou indicação do tamanho (se houver). Informações sobre a descrição do meio ou suporte. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia, mês abreviado e ano.

CRUZ, José Ildon Gonçalves; DIAS, Tárcia Regina da Silveira. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.1, p. 65-80, jan.-abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n1/06.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2009.

 

Teses ou Dissertações

 

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese: subtítulo (se houver). Ano. n° de páginas. Indicações da dissertação ou tese – Local, ano.

COSMO, Claudia de Carvalho. Formação continuada de professores: contingências, necessidades e desafios – Reflexões sobre o Programa Teia do Saber. 2010. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2010.

 

Artigo de jornal assinado

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do jornal, local, dia, mês, ano. Caderno, n° página.

CRUZ, Carlos H. de B. Quando o parâmetro é a qualidade. Folha de São Paulo, São Paulo, 07 jan. 2002. Opinião, p.3.

 

Artigo de jornal não assinado

 

GOVERNO federal acelera escola de nove anos. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 jun. 2003. Folha Ribeirão, p. 5.

 

Decretos e Leis

 

JURISDIÇÃO (ou nome da entidade coletiva, no caso de se tratar de normas). Título da obra: subtítulo (se houver). Numeração e data. Ementa (elemento complementar) e dados da publicação que transcreveu a legislação (Título em negrito). Notas informativas relativas a outros dados necessários para identificar o trabalho.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos da Administração Federal direta e autárquica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 abr. 1988. Seção 1, p.6009.

MINAS GERAIS. Lei nº 9.754, de 16 de janeiro de 1989. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v.53, p.22, 1989.

 

 

Constituição Federal

 

BRASIL, Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

 

Relatório Oficial

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeo.)

 

Imagem em movimento: filmes e fitas de vídeo

 

TÍTULO: subtítulo. Autor e indicações de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteiristas etc.). Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas (duração): indicação de reprodução, som, indicação de cor; largura em milímetros.

BAGDAD Café. Direção: Percy Adlon. Alemanha: Paris Vídeo Filmes, 1988. 1 filme (96 min), son, color.

 

Trabalho apresentado em evento científico (congressos, simpósios, fóruns)

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver).  In:  TÍTULO   DO EVENTO, numeração do evento em número arábico, ano, Local de realização do evento. Anais...  Local de publicação: Editora, ano da publicação. n.º de páginas iniciais e finais do artigo.

GONÇALVES, Pedro Wagner; SICCA, Natalina Aparecida Laguna. Como a inovação curricular contribui para a formação dos professores? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31ª, 2008, Caxambu. Anais... Caxambu, 2008, p. 1-16.

 

Tabelas e Figuras

 

As tabelas deverão ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto (devendo o título precedê-las). Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão consideradas Figuras. Também devem ser numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no trabalho, com o título imediatamente abaixo da figura.

As tabelas e figuras devem ser apresentadas em folhas separadas do texto e em arquivo à parte (nos quais devem ser indicados os locais de inserção).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.