Sobre a Revista
A Revista Aletheia do Curso de Direito da FASF – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, criada com o objetivo de incentivar a pesquisa e produção científica dos alunos, professores e convidados. ISSN: 2764-2348.
PÚBLICO ALVO: Comunidade jurídica e comunidade acadêmica interessada em estudos na área de direito e estudos interdisciplinares oriundos das ciências sociais aplicadas que envolvam o campo jurídico.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
POLÍTICA DE CUSTOS: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos da instituição de ensino, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos para a Revista Aletheia.
POLÍTICA DE COPYRIGHT: Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO: Por possuir seu catálogo completo no sistema Open Journal Systems (OJS), gerenciado pelo PublicKnowledge Project (PKP), a Revista Aletheia utiliza o sistema de arquivamento desenvolvido pelo próprio PKP, o PKP Preservation Network. Dessa forma a revista garante a preservação segura de seu conteúdo, seguindo padrões de boas práticas em arquivamento.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES: Os textos encaminhados para a Revista Aletheia terão a avaliação cega por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador. A Revista Aletheia tem o dever de garantir o anonimato de todo o processo.
Os artigos devem ser originais e inéditos. Serão aceito artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos, desde que ainda não publicados. O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos. Em caso de controvérsia na opinião dos pareceristas, o editor chefe poderá encaminhar o texto para um terceiro parecerista para reunir mais elementos que subsidiem sua decisão.
No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. O tempo padrão para avaliação dos textos será de até 90 dias, a partir da data do recebimento.
DECLARAÇÃO DE MAL PRÁTICA DE ÉTICA E PUBLICAÇÃO: Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à Revista Aletheia são submetidos a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de plágio antes de serem alvo de revisão pelos pares.