A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Paulo Antonio de Oliveira CARVALHO, Antonio Roberto da COSTA

Resumo


Adotar práticas da contabilidade gerencial e estratégica é de vital importância para as entidades. Num mundo altamente globalizado, dispor de informações estratégicas, confiáveis e uma boa gestão financeira podem e devem representar um grande diferencial competitivo. Este trabalho, sem a pretensão de querer esgotar os estudos sobre fluxo de caixa, visa mostrar a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC nas Instituições de Ensino Superior. As IES inseridas neste mercado altamente concorrido e segmentado, num ambiente tradicional, deverão dispor e adotar práticas da contabilidade gerencial e estratégica para obter sucesso neste mercado competitivo. A metodologia deste artigo foi formulada a partir de todo um referencial conceitual construído através da revisão literária em que se estabeleceu o método de pesquisa bibliográfica. Por meio das informações obtidas da DFC, as mesmas servirão de apoio para a tomada de decisão por parte dos gestores e ainda, com análise e interpretação, identificou-se que os recursos para o melhor desempenho financeiro das instituições, principalmente na gestão de cursos financeiros das IES, a utilização de forma sistemática a DFC serve, conforme análises, para o crescimento econômico financeiro neste mercado altamente competitivo em que as IES estão inseridas. Portanto conclui-se que a DFC é uma demonstração contábil obrigatória, instituída pela Lei 11.638/2007, mas, utilizada no dia-a-dia nas IES, o gestor financeiro perceberá que esta demonstração será uma ferramenta contábil importante no planejamento e gestão dos fluxos de caixa da entidade.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei 11.638/2007 de 28 de dezembro de 2007 Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 28 de dezembro de 2007.

BRASIL. Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TG 03 (R2) de 11 de abril de 2014, Altera a NBC TG 03 (R1) que dispõe sobre demonstração dos fluxos de caixa. Conselho Federal de Contabilidade. Brasília: CFC, 2014.

BRASIL. Resolução CFC nº. 1.255/09, de 10 de dezembro de 2009, Aprova a NBC T 19.41 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. Conselho Federal de Contabilidade. Brasília: CFC, 2010.

COUTINHO, Átimo de Souza et al. Contabilidade Financeira. Rio de Janeiro: FGV, 2008. 132p.

FERREIRA, José Antonio Stark. Finanças Corporativas: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

FREZATTI, Fábio. Gestão do Fluxo de Caixa Diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. São Paulo: Atlas, 1997.

IUDÍCIBUS, Sérgio de et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010. 792p.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: contabilidade empresarial. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PEREIRA, Mário Sebastião de Azevedo. Normas Contábeis: Teoria e Prática. São Paulo: IOB Folhamatic, 2013.

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade Geral e Tributária. 5. ed. São Paulo: IOB, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006