COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA EM UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS LEVES EM UMA CIDADE DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

Maria Helena da Silva RABELO, Darlene Faria MESQUITA

Resumo


Este estudo aborda o tema comportamento do consumidor e a influência da marca no processo decisório de compra no setor automobilístico de uma cidade do centro-oeste de Minas Gerais. O objetivo deste artigo foi identificar qual a influência que a marca exerce para a compra de automóveis e quais os elementos que uma marca deve ter para se destacar entre os concorrentes. A importância desse estudo se dá pelo crescimento constante do setor automotivo e por ser um assunto de interesse tanto para os consumidores de automóveis quanto de interesse financeiro para as empresas do ramo, além de contribuir para maior conhecimento sobre o assunto levando à compreensão sobre como o consumidor age no processo decisório de compra e também sobre qual a relação do marketing nesse aspecto. Para alcançar os resultados foi realizado uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizando dados secundários e totalmente bibliográfica. Após a análise dos dados coletados, foi possível identificar que existem vários fatores influentes para a decisão de compra do consumidor. Conclui-se que essa pesquisa possibilitou maiores informações sobre fatores relevantes que são levados em consideração pelos consumidores para a aquisição de algum produto e sugere que, por ser um assunto de grande relevância, sejam feitas novas pesquisas sobre o assunto.

Texto completo:

PDF

Referências


American Marketing Association Disponível em:

https://www.ama.org/Pages/default.aspx. Acesso em 23 de set. 2017.

Associação Nacional De Fabricantes De Veículos Automotivos. Anuário estatístico da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos. 2017 e 2016. Disponível em: http://www.anfavea.com.br/estatisticas-2016.html. Acesso em: 30 de set. 2017.

ANDRADE, Carlos Frederico de. Marketing: o que é? Quem faz? Quais as tendências? Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível em:

< http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788565704908/pages/83> Acesso em 24 de set. 2017.

CASTRO, Fábio Daniel de, RAHDE, Sérgio Barbosa. Motores automotivos: evolução, manutenção e tendências. Porto Alegre: EdiPucrs, 2014. Disponível em: http://unisa.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788539703920. Acesso em: 24 de set. 2017.

CHIAVENATO,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006