Planejamento estratégico de custos em momentos de crise econômica: análise multicaso em supermercados do interior de Minas Gerais

Ana Paula de Oliveira Silva, Caio César Soares Gonçalves

Resumo


Para as empresas se manterem competitivas no mercado precisam estar sempre atentas as modificações que ocorrem constantemente no mundo e que o uso do planejamento estratégico para a gestão de custos pode ser o grande diferencial competitivo das organizações, principalmente quando as empresas brasileiras passam por dificuldades como no caso da atual crise econômica, e precisam, de um gerenciamento de crise. Este artigo tem como objetivo analisar a influência da crise econômica brasileira iniciada em 2014 no ramo dos supermercados através de um estudo de caso com três empresas do município de Bambuí em Minas Gerais. Os profissionais responsáveis pela gestão dessas empresas responderam um questionário que refletiu o uso do ferramental do planejamento estratégico além de mostrar que medidas de redução de custo, por exemplo, já existiam antes mesmo da crise dado o objetivo das empresas de maximização dos lucros. No contexto da realidade brasileira até o ano de 2016, o setor supermercadista foi afetado em seu volume de vendas e as medidas de redução de custos ganharam uma atenção maior no cenário empregando o gerenciamento de crise para continuarem ativos no mercado.


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