FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Grazielle de Fátima Pinto RODRIGUES

Resumo


Este artigo visa demonstrar um pouco sobre a formação de Professores para Educação Especial, desde a Revolução Industrial – palco do início da estruturação de ensino para pessoas especiais devido ao aumento da necessidade época até os dias atuais, suas diretrizes e como vem crescendo este movimento no Brasil de implantação de um sistema de ensino e como isso interfere na prática profissional do Educador Especial. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica baseada em literatura especializada através da consulta de artigos científicos e livros, realizados no período de Dezembro de 2016 a março de 2017. As bases de dados utilizadas foram o Scielo, Lilacs, dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Diretrizes oficiais.


Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAMI, C. M.; MOURA, M. C. A Educação do Surdo no processo de inclusão no Brasil nos últimos 50 anos (1961-2011). REB, v. 8, n. 1, p. 146–161, 2015.

BRASIL. Portaria no 1793, de Dezembro de 1994. Ministério de Estado da Educação e do Desporto, p. 1–1, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 3. [s.l: s.n.]. v. 6

BRASIL. Resolução No 2, de 11 de Setembro de 2001. Conselho Nacional de Educação, p. 1–6, 2001.

CARVALHO-FREITAS, M. N.; MARQUES, A. L. A Diversidade através da História: a Inserção no Trabalho de Pessoas com Deficiência. O&S, v. 14, n. 41, p. 59–78, 2007.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 101–119, 2013.

GREGUOL, M.; GOBBI, E.; CARRARO, A. Formação de Professores para a Educação Especial: Uma discussão sobre os modelos brasileiro e italiano. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 19, n. 3, p. 307–324, 2013.

KASSAR, M. DE C. M.; REBELO, A. S. O “Especial” na educação, o atendimento especializado e a educação especial. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do atendimento educacional especializado, p. 1–17, 2011.

PACHECO, K. M. DE B.; ALVES, V. L. R. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta Fisiâtrica, v. 14, n. 4, p. 242–248, 2017.

PAGNEZ, K. M.; PRIETO, R. G.; SOFIATO, C. G. Formação de Professores e Educação Especial: Reflexões e Possibilidades. Olh@ares, v. 3, n. 1, p. 32–57, 2015.

SANTOS, J. B. A “Dialética da Exclusão/Inclusão” na história da Educação de “Alunos com Deficiência”. Revista da FAEEBA Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 17, p. 27–45, 2002.

SIEMS, M. E. R. Educação Especial em Tempos de Educação Inclusiva : A Identidade Docente em Questão. Revista Venezoelana de Investigación, v. 9, n. 1 y 2, p. 39–60, 2009.

TEIXEIRA, R. A. G.; FERNANDES, S. M. DE S.; BERNARDES, G. D. A Educação Especial na Rede Pública de Educação em uma Cidade do Centro-Oeste Brasileiro. Revista Lusófona de Educação, v. 33, p. 179–195, 2016.

THIOLLENT, M. J. M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta scientiarum. Human an Social Sciences, v. 36, n. 2, p. 207–216, 2014.


Apontamentos



Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006