MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA PARA ATRAIR, MANTER E FIDELIZAR O CLIENTE

Maria Helena da Silva RABELO, Kate Vieira ARAUJO

Resumo


Este artigo aborda o tema Marketing de Relacionamento e a importância de se utilizar suas ferramentas para atrair, manter e fidelizar o cliente. Teve como objetivo principal analisar como as ferramentas do Marketing de Relacionamento da Cooperativa de Crédito, localizada na região Alto São Francisco, de Minas Gerais, no ano de 2015, são utilizadas para diferenciá-la dos seus concorrentes. Buscou-se destacar as ferramentas de marketing de relacionamento, analisando quais poderiam ser utilizadas pela Cooperativa a fim de melhorar o relacionamento junto aos seus associados para contribuir na retenção e manutenção dos mesmos e, consequentemente, com a satisfação do associado. Para alcançar os resultados, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, específica a um estudo de caso. Foram aplicados 61 questionários aos associados e realizada uma entrevista direcionada ao Gestor da Cooperativa. O resultado da pesquisa permitiu afirmar a importância da utilização do marketing de relacionamento para criar uma relação duradoura com os associados, buscando a manutenção, retenção e fidelização dos mesmos, conseguindo assim satisfazê-los e fidelizá-los. Conclui-se, portanto, que as ferramentas do marketing de relacionamento são essenciais na diferenciação da Cooperativa em relação aos seus concorrentes.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSAF, Alexandre Neto. Mercado Financeiro.10° ed. São Paulo: Atlas, 2011

BARNEY, Jay B.; HESTRLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva, 3 ed. São Paulo Pearson Prentice Hall, 2011.

BERTUCCI, J. L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. 1. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

BOONE, Louis E. KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. 12. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

CORREA, Henrique L. CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação doa clientes - 1. Ed. 10. Reimpre- São Paulo: Atlas, 2012.

CHURCHILL, Gilbert A. PETER, Jr. J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIAS, S. R. et al.; Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2004

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010.

HOOLEY, G.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. Tradução de Luciane Pauleti e Sonia Midori. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: A edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. 9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípio de marketing.12. ed. São Paulo: Person, 2011.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: A bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

LAMB, Charles W. HAIR, Joseph F..MACDANIEL, Carl. MKTG. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. Tradução de Luciana do Amaral Teixeira. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: Pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MADRUGA, Roberto. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. São Paulo: Atlas, 2004.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SERRA, F. A. R.; TORRES, M. C. S.; TORRES, A. P. Administração Estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2004.

SWIFT, Ronald. CRM: Customer Relationship Managent: o revolucionário marketing de relacionamentos com os clientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006