RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INTERNA À LUZ DAS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS PROPOSTAS PELO SINAES: estudo de caso em uma faculdade privada

Cíntia Cândida SANTOS, Eliezer Carneiro de OLIVEIRA, Lauricio Antonio CIOCCARI

Resumo


Este artigo visou verificar, sob o ponto de vista das dez dimensões institucionais, conforme o art. 3º, da Lei nº 10.861/2004 (SINAES), a contribuição da autoavaliação interna para melhoria da qualidade dos serviços educacionais em uma faculdade privada, localizada em um município do interior de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014. Para tanto, a base metodológica foi constituída por pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, específica a um estudo de caso numa faculdade, em que foi feita uma análise documental. Com os dados levantados, tratados e analisados, chegou-se aos resultados: a IES teve conceito Muito Bom na avaliação das dimensões institucionais no contexto global, com destaque para as dimensões D3 – Responsabilidade social da IES; D4 – comunicação com a sociedade; D6 - organização e gestão da instituição; D7 - infraestrutura física; D8 - Planejamento e avaliação e D9 - Políticas de atendimento aos estudantes; que tiveram índices acima de 3,50 representando conceito Muito Bom. Por outro lado, foram identificadas fragilidades em dimensões com índices cujos valores estavam abaixo de 3,0 que foram as dimensões institucionais D1 – Missão e Plano de desenvolvimento Institucional e D2 – Políticas de ensino, pesquisa e extensão; todavia, tais fragilidades foram potencializadas em pontos fortes mediante a adoção de Plano de Metas definido entre a CPA e responsáveis por órgãos administrativos da IES. Portanto, conclui-se que os resultados da autoavaliação interna da IES contribuíram para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais no período investigado.


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