SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS LOCALIZADAS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

Maria Helena da Silva RABELO, Nayara Santos ANDRADE

Resumo


Este trabalho teve por objetivo compreender como o processo de segurança da informação pode contribuir para aprimoramento de procedimentos e técnicas de segurança em âmbito institucional. A pesquisa realizou-se em setembro de 2016, aplicando questionários aos colaboradores e gestores de duas instituições financeiras. Sendo assim, buscou-se identificar quais as técnicas de segurança utilizadas, quais orientações são fornecidas, quais as principais ameaças e vulnerabilidades, entre outros aspectos. Os resultados obtidos foram que as instituições adotam métodos e procedimentos que visam à segurança das informações como um todo, entretanto, mesmo que forneçam meios de orientação para seus colaboradores, 50% deles afirmam possuir pouco conhecimento sobre segurança da informação no geral, mesmo que entendam e saibam o papel que exercem em relação às informações utilizadas. As principais vulnerabilidades foram a falta de conhecimento dos colaboradores e de controle de acessos, e as principais ameaças foram vazamento de informações, programas e usuários mal intencionados. Dessa forma, concluiu-se que ambas as instituições se preocupam e buscam adotar métodos que vão proteger suas informações garantindo a realização de processos de maneira segura e estão fornecendo orientação aos colaboradores visando prover o conhecimento necessário para serem efetivos no processo de segurança da informação implantado no âmbito institucional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, R. M. M.; ALBERTIN, A. L. Estratégias de governança de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BERTUCCI, J. L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

CRUZ, T. Sistemas de informações gerenciais: tecnologia de informação e a empresa do século XXI. São Paulo: Atlas, 1998.

DANTAS, M. L. Segurança da informação: uma abordagem focada em gestão de riscos. Olinda: Livro Rápido, 2011.

FRANCO, D. H.; RODRIGUES, E. de A.; CAZELA, M. M. Tecnologias e ferramentas de gestão. São Paulo: Alínea, 2009.

FONTES, E. Segurança da informação: o usuário faz a diferença. São Paulo: Saraiva, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOÃO, B. N. Sistemas de informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Disponível em:

pages/-8>.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. Tradução de Luciana do Amaral Teixeira. 9 ed. São Paulo: Pearson, 2014. Disponível em:

pages.com.br/users/publications/9788543005850/pages/-18>

LAUREANO, M. A. P. Segurança da informação. Curitiba: Livro Técnico, 2012.

MACHADO, F. N. R. Segurança da informação: princípios e controle de ameaças. 1 ed. São Paulo: Érica, 2014.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. 5 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 4 ed. 2 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

O’BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. Tradução: Célio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação gerenciais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SÊMOLA, M. Gestão da segurança da informação: uma visão executiva. 2. ed. - Rio

de Janeiro : Elsevier, 2014.

SILVA, A. E. N. da. Segurança da informação – vazamento de informações – as informações estão realmente seguras em sua empresa?. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2012.

SILVA, E.L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006