A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO SITUADA NA REGIÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO EM MINAS GERAIS

Nathan Carvalho ALVES

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar a importância da governança corporativa para a criação de valor nas organizações e da necessidade de desenvolvimento de melhores práticas nas cooperativas de crédito para garantir sua expansão sustentável e solidez institucional. Buscou-se destacar alguns aspectos de governança, em especial, em uma Cooperativa de Crédito situada na região do Alto São Francisco em Minas Gerais, com o objetivo de constatar, nesta organização, as práticas de governanças utilizadas de acordo com IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, caso ainda não tão comum nos empreendimentos cooperativos. O grande desafio para estas organizações seria o de minimizar os conflitos de agência, pela conscientização do quadro social sobre a importância da participação efetiva e regular nos negócios cooperativos.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e Valor. 2 ed. São Paulo: Atlas. 2006

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Projeto Governanca Cooperativa. Disponível em: Acesso em: 03/06/2011.

BORGES, Carlos Eduardo Ávila; VASCONCELOS, Rui de Assis. Governança Corporativa na Gestão das Cooperativas de Crédito - O Caso do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS. [S.I], ago. 2007. Disponível em: Acesso em: 11/06/2011.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Governança Cooperativa: Diretrizes para boas práticas de Governança em Cooperativas de Crédito. Brasília – DF, 2008.

BRASIL. Lei 5764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime Jurídico das sociedades Cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 1971.

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Disponível em . Acesso em: 20/06/2011.

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Origem da Boa Governança Disponível em< http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=18>. Acesso em: 23/06/2011.

OCEMG - Organização das Cooperativas de Minas Gerais - Cooperativismo: Cooperativismo no Brasil e principio do Cooperativismo. . Disponível em: . Acesso em: 10/06/2011.

PINHEIRO, Marcos Antonio Henriques. Cooperativas de Crédito: História da Evolução normativa no Brasil, v. 6, Ed. Banco Central do Brasil, Brasília-DF, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006