ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO: um estudo de caso realizado no município de Esmeraldas no estado de Minas Gerais.

Andreia Soares Martins, Cristiana Duarte Rodrigues Pereira, Fernanda Silva Resende, Pedro Henrique Melillo

Resumo


Este estudo aborda o tema análise das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. O propósito é avaliar a situação orçamentária do município de Esmeraldas, que está localizado na região Central de Minas Gerais, através das demonstrações contábeis referentes aos anos de 2016-2017. A metodologia utilizada para se alcançar os objetivos foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Com base nas informações obtidas através dos relatórios financeiros (Balanço Orçamentário, Balanço Patrimonial, Balanço Financeiro e Demonstração das Variações Patrimoniais) disponibilizados no site da Administração Pública Para Municípios, com maior ênfase sobre o balanço orçamentário foi aplicada as análises a partir do orçamento aprovado, execução orçamentária e índices contábeis a fim de se chegar a uma conclusão a respeito da situação orçamentária do município.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade pública na gestão municipal: Métodos com base nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBCASP) e nos padrões internacionais de contabilidade. 6. São Paulo: Atlas, 2017.

ARAÚJO, I. P. S.; ARRUDA, D. G.; BARRETTO, P. H. T. O essencial da Contabilidade Pública: Teoria e Exercícios de Concursos Públicos Resolvidos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL. Constituição Federal. Lei nº 4.320, de 17 de Março de 1964. Brasília, DF, 1964.

BÊRNI, D. A.; FERNANDEZ, B. P. M. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CONTABILIDADE, Conselho Federal De. As normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público: NBCs T 16.1 a 16.11. Brasília: CFC, 2012.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisas em Administração. 12. ed. Porto Alegre: Saraiva, 2016.

FLICK, U. Introdução a metodologia de pesquisa. São Paulo. Penso, 2013.

GIL, A.C.Métodos e técnicas de pesquisas socias. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e prática. 15. São Paulo: Atlas, 2016.

LIMA, Severino Cesário de; DINIZ, Josedilton Alves. Contabilidade Pública: Análise financeira governamental. 1. São Paulo: Atlas, 2016.

MARCONI, M. D. A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo, Atlas, 2017.

MENDRONI, M. B. Crime de Lavagem de Dinheiro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

NACIONAL. Tesouro.Manual de contabilidade pública: De acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público. 7 ed. São Paulo: [s.l], 2017p.

ROSA, Maria Berenice. Contabilidade do setor público. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, M. D.P.B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, J. A; PARRA FILHO, D. Metodologia Cientifica. 2.ed. São Paulo, 2011.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SLOMSKI, Valmor. Manual de contabilidade pública: De acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VERGARA, S.C. Métodos de pesquisas em Administração. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006