ANÁLISE DE PARÂMETROS RELACIONADOS A FRAUDES EM LEITES UHT (ULTRA HIGH TEMPERATURE) COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE LUZ-MG

Wellington Brito da Silva, Daniel Mansur Rabelo

Resumo


O processo ultra high temperature (UHT) é um eficiente método para conservação do leite. Ao longo dos anos, houve grande incremento na produção e venda desse tipo de leite, o que abre margem para a ocorrência de fraudes em sua produção. O objetivo desta pesquisa foi verificar possíveis fraudes em quatro marcas diferentes de leite UHT vendidos no comércio da cidade de Luz-MG denominadas aqui pelas letras A, B, C e D. Foram utilizadas como metodologia análises quantitativas e qualitativas baseadas na legislação vigente e interpretadas com base em autores da literatura que realizaram os mesmos tipos de procedimentos. Os resultados obtidos indicam que a qualidade que é oferecida neste tipo de leite deixa a desejar, pois infere-se que houveram adições de água e de reconstituinte de densidade (cloreto) em alguns dos leites estudados e desta forma fica clara a necessidade de se fazer mais estudos para comprovar se realmente houve fraude, pois fatores externos podem ter levado a tais resultados, não sendo necessariamente uma ação para lesar os consumidores.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, A. L. B do C. Avaliação da presença de substâncias químicas em leites cru e beneficiado produzidos e comercializados no Distrito Federal e entorno. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal). Universidade de Brasília. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Brasília. 2017.

BRASIL. Decreto – Lei Nº 9.677, de 2 de julho de 1998. Altera dispositivos do Capítulo III do Título VIII do Código Penal, incluindo na classificação dos delitos considerados hediondos crimes contra a saúde pública, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. de 2017.

BRASIL. Instrução Normativa nº 62 de 29 de dezembro de 2011. Aprova o Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leite Cru Refrigerado, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leite Pasteurizado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2011. Seção 1, p.1-24. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. de 2017.

BRASIL. Instrução Normativa Nº 68, de 12 de Dezembro de 2006. Oficializa os Métodos Analíticos Oficiais Físico-Químicos, para Controle de Leite e Produtos Lácteos, em conformidade com o anexo desta Instrução Normativa, determinando que sejam utilizados nos Laboratórios Nacionais Agropecuários. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de Dezembro de 2006. Seção 1. Disponível em: . Acesso em: 14 out. de 2017.

BRASIL. Portaria Nº 146, de 07 de Março de 1996. Regulamento técnico de identidade e qualidade do leite UAT (UHT). Diário Oficial da União, Brasília, 11/03/1996. Seção 1, p. 3977. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. de 2017.

CORRÊA, F. T.; CAMPOS, S. A. de S.; PINTO. S. M. Presença de antibióticos, conservantes e reconstituintes em leite UHT e pasteurizado. Demetra; 2015; 10(2); 289-298.

MAREZE, J.; MARIOTO, L. R. M.; GONZAGA, N.; DANIEL, G. C.; TAMANINI, R.; BELOTI, V. Detecção de adulterações do leite pasteurizado por meio de provas oficiais. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 36, n. 1, supl, p. 283-290, ago. 2015.

MUCIDAS, J. H. Aplicação do controle estatístico do processo no envase de leite UHT em uma indústria de laticínios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2010.

PAZ, M. M. C. da; FRAGOSO, M. V. R. T.; BOTELHO, A. R.; NOJIMA, V. L. Design e Comunicação: análise da embalagem de leite desnatado. Cadernos UniFOA. Edição Especial Design n. 2, 2015.

ROBIM, M. S.; CORTEZ, M. A. S.; SILVA, A. C. de O.; TORRES FILHO, R. de A.; GEMAL, N. H.; NOGUEIRA, E. B. Pesquisa de fraude no leite uat integral comercializado no estado do Rio de Janeiro e comparação entre os métodos de análises fisicoquímicas oficiais e o metódo de ultrassom. Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Nov/Dez, nº 389, 67: 43-50, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006