A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE AULAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: A VISÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES

Rafaela Gontijo Vinhal, Bárbara de Castro Vieira Ferreira

Resumo


A transmissão do conhecimento nem sempre é uma tarefa fácil para os docentes, sendo muitas vezes uma missão complexa. Portanto, a realização de aulas diferenciadas no Ensino de Ciências e Biologia, são ferramentas que facilitam o trabalho dos professores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo contou com dois objetivos principais: (1º) verificar o que as aulas diferenciadas representam para alunos e professores nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e; (2º) avaliar a viabilidade dessas aulas na fixação de conteúdos e melhoria do desempenho dos alunos. A presente pesquisa foi realizada no município de Luz - MG e dividida em duas etapas. A primeira foi realizada em 2016, em uma escola pública da rede estadual e contou com a participação de 50 alunos e quatro professores de Ciências. A segunda foi desenvolvida em 2018, em um colégio particular, totalizando 59 alunos participantes. Em ambas as etapas foram avaliadas as opiniões dos participantes por meio de questionários específicos após o término das aulas executadas.  Diante aos resultados obtidos no presente estudo, foi possível concluir que as metodologias didáticas diferenciadas têm grande viabilidade e são bastante eficazes no processo de ensino-aprendizagem de Ciências.

 


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