A MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PLEITO ELEITORAL

Cíntia Vieira BENTO

Resumo


Trata-se de produção acadêmica que abordará a mudança organizacional que ocorre na  Administração Pública Municipal, em razão da ocorrência das eleições locais. A gestão de  pessoas na organização pública resulta em pensamentos e interações dos servidores, e, a cada  mandato, as lideranças são modificadas em razão de desígnios do administrador eleito, que  escolhe quem serão os líderes que ocuparão os cargos comissionados e que farão a gestão nas  repartições públicas. Os servidores percebem a mudança em relação ao modelo ou costume  anteriormente estabelecido ou proposto; alterações que afetam a gestão de pessoas nos órgãos  públicos municipais. O objetivo é demonstrar que, a troca de mandato em razão de eleições municipais, afeta a gestão de pessoas na Administração Pública, pela mudança de líderes na  equipe de governo. Relatar-se-á, a expressividade de um dos fenômenos ocorrentes no setor  público, o qual sempre existirá e que visivelmente, acarreta mudança organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Roberto Moreira de. Curso de Direito Eleitoral. 10. ed. rev.ampl. e atual. 283 Salvador: JusPODIVM, 2016.

BEATRIZ, Marilene Salula; MACHADO DA SILVA, Clóvis L. Mudança Organizacional: a questão dos valores e dos interesses. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE 287 PÓS-GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 23, 1999, Foz do Iguaçu, 288 [ANAIS eletrônicos...] Rio de Janeiro: ANPAD, 1999. CD-ROM.

BERGUE, Sandro Trescastro. Cultura e Mudança Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.

BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. 3. ed. rev. atual. Caxias do Sul: Educs, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRUNO FARIA, M. F. F. Análise da relação entre os conceitos de criatividade, inovação e 300 mudança organizacional. Mimeo. 2000

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 29. ed. - São 303 Paulo: Atlas, 2015.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 12. ed. - São Paulo : Atlas 2010.

MATIAS PEREIRA, José. Finanças Públicas: A política orçamentária no Brasil. 5. ed. São 311 Paulo: Atlas, 2010.

ROBBINS, Stephen P. Mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Acadêmica Conecta Fasf - ISSN: 2525-3158
FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco | www.fasf.edu.br | 37 3421.9006